sábado

Se não sou Poeta, nem Árvore, nesse 21 de Março, eu quero ser gente!

 Leiam este texto, que me comoveu e que subscrevo com os devidos direitos de autor.



Se não sou Poeta, nem Árvore, nesse 21 de Março, eu quero ser gente!
Escrito por Antonio Cezar

   "Foi num 21 de Março de 1960, que as autoridades sul-africanas proibiram o CNA (Congresso Nacional Africano) e a polícia abriu fogo contra manifestantes negros desarmados, matando 69 e ferindo 180 sul-africanos, no que ficou conhecido como o "Massacre de Sharpeville", durante a vigência do "Apartheid", inspirando a ONU [Organização das Nações Unidas] a instituir o "Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial", que também é comemorado como o "Dia do Início da semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial pela ONU e como o " "Dia dos Direitos Humanos" pelos sul-africanos.
   Também baseado nessa coisa de raças, etnias e tal, a Austrália criou o "Dia da Harmonia", para celebrar o compromisso com a harmonia e o respeito mútuo, num país de muitas diversidades culturais,  buscando combater a intolerância cultural, racial e religiosa, e promover o respeito, a justiça e um sentimento de igualdade para todos.
   Já o mundo árabe quase que em sua maioria, comemora em 21 de Março, o "Dia das Mães", principalmente na Arábia Saudita, Egitpo, Emirados Árabes Unidos e Síria, e os mexicanos comemoram o "Dia de Benito Juárez", na data do nascimento do advogado, juiz e estadista liberal, Benito Pablo Juárez García, que é tido como herói e conhecido no México, como Benito Juárez.
   Como a data não poderia ficar tão austera, temos o "Dia Internacional da Poesia", instituído pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] para ser comemorado em 21 de Março, objetivando promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia em todo o mundo.
   A Natureza é uma poesia no seu mais alto esplendor, e ficou muito bacana o "Dia Internacional das Florestas"/"Dia Mundial das Árvores, instituído pela ONU [Organização das Nações Unidas]", também para o dia 21 de Março.
 Mas a Poesia também é amor, carinho, afeição, e um vocabulário imenso de coisas boas,, que é o que merecem as pessoas com algum tipo de deficiência (e eu, por ser cego, sei muito disso), então convido você, no "Dia Internacional da Síndrome de Down", que foi proposto pelo geneticista suíço, Stylianos E. Antonarakis, e aceito pela International federation of Down Syndrome organizations, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 [21/3], cuja anomalia é característica marcante na genética das pessoas acometidas com a "Síndrome de Down", conhecida em português de Portugal como o "Dia Internacional da Trissomia 21", a dar o melhor de si, para com as pessoas que tenham essa diferença, pois tenho certeza que você vai ter uma grande recompensa emocional com essas criaturinhas muito especiais, que muitas vezes, podem ser crianças com toda a inocência dos pequenos, durante uma vida inteira.
    Enfim, nesse dia especial, eu, que tenho uma deficiência por ser cego, mas não possuo a inocência das pessoas com Down, que não recebi de Deus o dom dos poetas, só posso pedir ao nosso poderoso criador, que me ajude a evoluir, a aprender com os reveses da vida, a simplesmente ser gente que, por mais que eu me esforce nisso, bem pode ser que nunca consiga chegar lá, como houvera de ser, para o bem meu e da humanidade como um todo."

Texto retirado daqui.

3 comentários:

  1. um texto mt poderoso, realmente!!

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Um texto forte, com muita verdade e sentimento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É mesmo. Um dia especial ? Sim, eles são especiais. como tanta gente especial. importante é ouvir falar de integrá-los na sociedade e no mercado de trabalho TODOS os dias. Importante é pensar neles e nos especiais e até nos normais TODOS os dias....
    Sermos bem tratados. Sejamos diferentes, especiais...ou até não. Gostei do texto. Os dias bons têm de ser todos os dias !!! Beijos

    ResponderEliminar

Deixem o rato de lado e escrevam-me, ok!?