domingo

A águia e a galinha

 

  Tenho-me esquecido de escrever, mas já terminei de ler o livro "A águia e a galinha - Uma metáfora da condição humana" de Leonardo Boff, que a minha amiga F. me emprestou, gostei bastante, pois é daqueles que dá que pensar, com o qual nos identificamos mais tarde ou mais cedo em alturas passadas e presentes das nossas vidas. Mais uma recomendação de leitura.

  O meu Anjo Maior voltou na sexta-feira, mais cedo do que o previsto, (ainda bem!) e o André ainda não matou as saudades todas, o meu pequenote... sentiu tanto a falta do H. e foi ele o Homem cá de casa esta semana, acho que isso lhe deu bastante confiança!

  Ontem à noite vimos o filme "Definitely, Maybe" que gostei muito, a sério... depois de uma "vista de olhos" vejam lá se não vos parece bem... é daqueles que aquece o coração!

  Esta manhã... o meu pai ligou-me... para me dar força, para me animar, para me lembrar dele, para ouvir a minha voz e eu a dele, o cunho que marca as intervenções do meu pai é sempre o relembrar-me do meu apelido e da força e coragem que "nós, os Carvalhos" (mais especialmente as mulheres, diga-se de passagem...) temos tido face às adversidades e revezes da vida... apreciei o gesto mas confesso que preferia falar com ele pessoalmente, não me parece que ele se dê conta que desde 1998 para cá, já se passaram uns "anitos" e que hoje sou uma Mulher, que sozinha ou com mais ou menos apoio, tenho (sobre)vivido a minha vida sem as influências dele, por isso o mérito é apenas e todo meu, independentemente do primeiro ou último nome da minha certidão de nascimento... as palavras do meu pai tocam-me, porque sei que são sentidas, ele nunca foi um pai amigo e companheiro, sempre aliás demasiado ausente, mas os momentos que estávamos juntos para mim eram mágicos porque ele era o meu Herói! Claro que por circunstâncias da vida, isso mudou drasticamente... e a pouca relação tornou-se inexistente e agora, nem sei bem como, gostaria de o ter mais próximo, para nos podermos conhecer, depois de tanta mudança... Mas é um continente inteiro que nos separa... Moçambique não é aqui ao lado e as condições económicas não são favoráveis!

  Por certo já devem ter questionado, ou estranhado tantas linhas sobre algo que praticamente nunca foi referido aqui... algo se passou... pois, de facto, ouvi pela primeira vez na minha vida o meu pai dizer que reza por mim! (Um Homem que não pisava o chão duma igreja excepto por 15 minutos estritamente necessários de celebrações religiosas  tipo casamentos e baptizados... e a minha comunhão e a do meu irmão). Não vos sei explicar como isto me afectou, mas tive vontade de o abraçar nesse momento, surpreendi-me de tal forma que foi como se me visse pequena ao seu colo, com aquele brilho no olhar, de admiração por ele.

  Chorei... chorei como uma miúda pequena, compulsivamente... um misto de emoções tomou conta de mim... mas só o fiz depois de desligar a chamada, sim, porque eu e ele somos demasiado orgulhosos para dar a conhecer tal "fraqueza"... que não é, mas pronto... apressámo-nos a desligar a chamada a certo ponto, pois senti na voz dele a angústia da formação das lágrimas, e pelo mesmo motivo, também não o quero ouvir chorar, porque sei o que isso o faria sentir... se sei... 

  Depois limpei "a baba e o ranho", limpei a garganta e atendi novamente o telemóvel, desta vez era a mãe dele, a minha avó... sei que o coração dela está apertado de ver o sofrimento das "nossas" mulheres, (não vos vou descrever aqui as situações pois são demasiado pessoais delas e não me acho no direito de invadir a sua privacidade, mas acreditem que... são situações complicadas e relacionadas também com a saúde) com a sua fé deu-me alento, paz e serenidade...

  Depois de escrever isto tudo... sinto-me mais leve, ainda assim vou tomar um duche para lavar a alma pois sinto-me sempre muito melhor depois de uma descarga emocional destas.

  Sei que vocês estão a ler, e isso para mim é o bastante para me sentir mais um carinho vosso, mas um abraço invisível mas sentido, mais uns beijinhos de conforto e mais uns abanões para eu reagir... e aceito tudo! 

Beijinhos

6 comentários:

  1. Florzinha desculpe pela ausência viu seu novo template ficou lindo e olha que sou sincera :}
    bjs e ótima semana ;*

    ResponderEliminar
  2. Só te posso enviar um beijinho com muita força e fé!

    bjos

    ResponderEliminar
  3. A vida às vezes é um bocado parva, e outras vezes mais parvos somos nós, que andamos a agonizar e a sofrer por antecipação mesmo antes de as coisas acontecerem e se desenrolarem... Palavras de conforto sabem bem em alturas em que estamos mais fragilizados... mas lembra-te Paulinha, a verdadeira força, essa só está dentro de ti mesma! Eu acredito que vais sair desta situação cada vez mais forte, mais confiante e mais MULHER! Força! Eu estou por ti! ;)

    ResponderEliminar
  4. Que lindo que está este cantinho!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Pois é Paulinha a vida tem aspectos menos bons. Entendo o que sentes e a falta que o teu pai te tem feito, mesmo que directamente não o admitas. Vivemos a pensar que os pais são o nosso refugiu, quem nos aconchega e nem sempre é assim. Sofre-se muito, falta-nos algo importante, mas, por outro lado, adquirimos muito mais força e damos mais valor ao que conseguimos, não é? Beijinho grande para ti

    ResponderEliminar
  6. Sabes que a minha vida também não é fácil, a tua não me parecesse melhor, mas nós somos MULHERES e o dia de amanhã sempre nos dá a sensação que as coisas irão estra melhores!
    A relação com os meus pais tb não é famosa, estamos pertinho, falamos, mas não há aquele apoio que deveria haver entre pais e filhos, aprendi a viver com isso, que fazer...

    Posso estar errado, e talvez devesse ter tentado mudar essa barreira que há entre nós, mas não o fiz, eles também não e asim vamos vivendo.

    A ti, apenas deixo um grande beijinho e nunca deixes de acreditar!

    Bjs

    ResponderEliminar

Deixem o rato de lado e escrevam-me, ok!?