segunda-feira

Brasão de família (post XXL)

Ontem andei a cuscar o Lua de Amor quando me deparei com um post pessoalmente interessante, eu que gosto de História e sou adepta do "blood is thicker than water" achei o máximo irmos procurar saber mais sobre as nossas origens. Como tenho uma família grande q.b. ía-me dar um trabalhão a fazer a árvore genealógica, mas ando a tratar disso, graças às mil e uma aplicações que hoje existem na net.



Assim, ontem à noite andei a pesquisar na net, e fiquei de peito cheio de orgulho ao ler sobre os tantos "de Carvalho" que encontrei! Créditos a... ora, ao Google, que permitiu a pesquisa e a quem publicou estas informações, que vou aqui "copy/paste" em itálico e entre aspas.

Segundo o que li, parece que o apelido (outrora "Carvalio") já anda por cá (Portugal) desde pelo menos do século XII, e que: "O primeiro Carvalho que se destacou deve ter sido uma pessoa que residia próximo a um carvalho que deveria servir de referencia na região ou pelos atributos da planta em comparação ao indivíduo." - ok, até aí parece-me lógico - "O sobrenome CARVALHO, pertencente a uma antiga família portuguesa, é classificado como sendo de origem habitacional. Este termo se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residência do portador original. Nomes habitacionais nos dizem de onde foi saído o progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar identificado por uma característica topográfica. No que diz respeito ao sobrenome CARVALHO, este é derivado do lugar de nome Carvalho, vila do distrito de Coimbra, aos pés da Serra de Carvalho."

Está explicado... e ainda que: "O sobrenome CARVALHO se tornou muito popular, espalhando-se por toda a Península Ibérica. Na Espanha é encontrado na forma de Carvallo. Uma das mais antigas referências a este nome ou a uma variante é o registro de Pelagius Carvalis, que aparece como um dos assinantes de um documento relativo ao convento de monjas de Larvao, em 1131. Pesquisas continuam, e este nome pode ter sido documentado muito antes da data mencionada acima."

Célebres "de Carvalho", Homens e Mulheres:

- Álvaro de Carvalho, capitão português e governador da prade de Mazagão, que em 1552 a defendeu do ataque de um forte exército mouro
- Amador (Leal) Carvalho, poeta português, citado em 1640; 
- Delfim (Carlos) de Carvalho, Barão de Passagem, vice-almirante brasileiro, nascido em 1825;
- Francisco (Gomes) de Carvalho, músico brasileiro nascido em 1847.
- Sebastião (José) de Carvalho e Melo, 1.º conde de Oeiras e Marquês de Pombal (já ouviram falar?!...) que era filho do capitão de cavalaria e fidalgo da Casa Real, Manuel de Carvalho e Ataíde
- Rómulo (Vasco da Gama) de Carvalho nascido a 1906 (filho de José Avelino da Gama de Carvalho e de Rosa das Dores Oliveira Gama de Carvalho), usou o pseudónimo de "António Gedeão" e o seu trabalho fala por si... :)
- Otelo (Nuno Romão Saraiva) de Carvalho nasceu em 1936, em Lourenço Marques (actual Maputo).
Líder político português e membro do chamado Movimento dos Capitães, foi considerado o estratega do movimento que derrubou o regime de Marcello Caetano, em 25 de Abril de 1974 :)
 
- António Herculano de Carvalho (1899 – 1986) licenciou-se em Engenharia Químico- Industrial (IST, 1922).
- Paulo de Carvalho - cantor português (link para o seu blog no nome) e sabiam que a música "E depois do adeus" foi uma das senhas para a Revolução dos Cravos?!? ;)

Estas, que adorei saber:


- Uma das figuras muito admiradas e reverenciadas pelos portugueses, sem dúvida incluindo passados e atuais membros da ilustre família CARVALHO, é a Santa Elizabeth de Portugal (1271-1336), também conhecida como "A Pacificadora" e "A Rainha Santa". Filha de Pedro III de Aragão, ela foi chamada por sua tia, Santa Elizabeth da Hungria e foi casada com o rei Dinis de Portugal em 1282, um evento conhecido por alguns dos membros da família CARVALHO. Elizabeth venceu a corrupção e prazeres da corte real, devotando sua riqueza e energia para atividades caritativas. Quando seu filho Afonso empreendeu uma rebelião contra seu pai, Elizabeth bravamente interpôs-se entre os exércitos oponentes efetuando a contento uma reconciliação. Verdadeira para com seu cognome "A Pacificadora", Elizabeth morreu em meio à rota para um campo de batalha, onde esperava conseguir a paz entre seu filho, o rei Afonso IV, e o rei castelhano Alfonso XI. De fato, os portadores do sobrenome CARVALHO podem gloriar-se na rica e colorida história de sua terra, Portugal. 

- Domitila de Carvalho notabilizou-se pelos três cursos que frequentou na Universidade de Coimbra, pela acção a favor da educação das mulheres na defesa da criação do primeiro Liceu feminino, pela participação em iniciativas feministas e pacifistas, sendo Monárquica e católica, e por um percurso político que a levou a pertencer ao grupo as três primeiras deputadas do Estado Novo. 

E a não menos célebre "Paula de Carvalho", euzinha mesma!!!
 Agradeço e gabo a paciência a quem se digne ler este post tão pessoal!
;) 

14 comentários:

  1. Compreendo o teu interesse. A minha genealogia que fiz do nada, já conta com cerca de 600 indivíduos e vai até 14 gerações para trás...

    É um vício danado!!!

    (Já há muito tempo que não lhe pego... infelizmente)
    Aqui está um dos posts que fiz sobre o assunto:
    http://jacheguei.blogspot.com/2006/10/todos-eles-e-eu.html


    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Estou passando para dar uma espiadinha e desejar uma boa semana.
    Essa história é muito interessante. Sou descendente de portugueses, chamo-se Silvana Gonçalves Nunes.
    Estou lá no meu blog com um pouco de literatura africana, minhas muitas paixões.
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  3. já estou te seguindo :D
    aqui é tudo muito interessante, legal demais!
    que bom que vc adorou, é bom ficar por dentro desses tipo de assuntos ne rs
    beeeijos

    ResponderEliminar
  4. Pois desses todos és o "Carvalho" mais especial para mim !!! Beijos

    ResponderEliminar
  5. Boa Pesquisa Sra. Dona Paulinha de Carvalho! :) - Por acaso a geneologia é um assunto interessante, mas ao qual ainda não dediquei nenhum tempo... quem sabe... amanhã, talvez! ;)

    ResponderEliminar
  6. PAULINHA...TOC...TOCCCCC
    VAMOS VER SE HOJE CONSIGO FALAR CONTIGO...BÚA...BÚA...

    É QUE DESDE QUE O TEU CANTINHO FICOU COM O NOVO VISUAL, NÃO CONSIGO COMENTAR.....



    :)) BEIJOCAS SRª. D. PAULINHA DE CARVALHO GOSTE IMENSO DESTA ÁRVORE, PORQUE É FORTE,
    E NO CALOR NOS PROTEGE...BLÁ..BLÁ... AMEI O POST E TODO OO VISUAL

    ResponderEliminar
  7. PAULINHA....

    HAHHAHAHAHAH BOA HOJE CONSEGUI COMENTAR VIVAAA...

    MINHA AMIGA

    :)) ABRAÇINHOS COM MUITO CARINHO

    ResponderEliminar
  8. Olá Paula! Fico muito grato por não ser o único a ter esta demanda em busca dos seus ascendentes! :-)

    Tu tens alguns antepassados ilustres, pelos vistos eu também, mas muita gente pensa que isto é ser-se snob. No entanto, se essa ascendência se comprovar, porque não honrarmos essa linhagem ao nos identificarmos como tal?

    Volto a repetir, se entretanto achares algum modo de investigar isso sem ser aquele site, avisa-me, por favor. Faz boa viagem. Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Bom dia.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... continua com a série mitologia dos orixás como eu havia prometido: hoje eu escrevo sobre a lenda da criação. Se puder, passa por lá.
    Tenha um bom dia.
    Beijo grande,
    Saudações Florestais !

    ResponderEliminar
  10. Bem grande pesquisa, isso é que foi...

    Qq dia tb me dou ao trabalho, mas vai ser cá uma trabalheira encontrar os antepassados portugueses e espanhóis :-)

    Beijinhos!

    Marylight

    ResponderEliminar
  11. Paulinha tanto que tens escrito. Baldei-me uns diazitos e...Nunca tive a curiosidade de ver como surgiu o nome da minha familia mas deste-me uma ideia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Antonio Fernando de Carvalho Filho05/10/10, 18:54

    Oi Paula, sou interessado em historia, ainda mais sobre minha descendencia, meu nome eh Antonio Fernando de Carvalho Filho, e-mail f2505@hotmail.com, qqr informacao sobre a grande familia Carvalho, me informe. Grato, vc realiza um grande trabalho, parabens. Abs.

    ResponderEliminar
  13. Oi Paula, fiquei feliz em saber de seu interesse na genealogia, assim sendo, eu Aclécia Alves de Carvalho Barros, sou descendente desta família, posto para ti o link da genealogia da família Carvalho até mim, possivelvente te ajudará em suas pesquisas. Um abraço!!!
    http://www.araujo.eti.br/pedigree.asp?numPessoa=11828&dir=genxdir/

    este é meu perfil fo face: https://www.facebook.com/keke.carvalho.92

    ResponderEliminar

Deixem o rato de lado e escrevam-me, ok!?