segunda-feira

Primeiro dia de escola do mais novo

  E heis que chegou o dia D... o dia De ir para a escola dos crescidos!
  Passou a noite anterior muito agitado "e muito ansioso" (palavras dele), de véspera preparou a mochila "e as tralhas todas", de manhã só havia o lanche por preparar, fiz questão de deixar ser ele a decidir e arrumar a lancheira, confiante nas minhas capacidades de mãe até agora.
  Algures a meio da noite pôs o pai a dormir na sala e deitou-se na minha cama, custou a sossegar e de manhã estava inevitavelmente com sono, mas com entusiasmo q.b. lá o fiz abrir a pestana. Vestiu-de ainda de olhos fechados e só ao pequeno almoço é que as pestanas chegaram à meia haste. Mas quis comer os cereais com iogurte e leite e depois foi lavar a cara e os dentes (tirámos foto daquele sorrisão), num instante foi buscar o perfume (mais fotos) porque queria ir cheiroso e lá fez um "penteado fixe".
  Quis levar "um pacotinho de leite e maça cozida com canela, por favor" e a garrafa de água com o seu nome, "porque a água é muito importante mamã", arrumou-se a colher e o guardanapo, dentro da lancheira e lá coube tudo na mochila. Lá enfiou o boné e os óculos de sol e foi para o carro a fazer uso do trolley. À chegada do portão da escola decidiu por a mochila às costas "como os outros meninos crescidos"e dirigiu-se ao lugar onde tinha estado na semana passada durante a apresentação. A professora deu indicações para tirar o lanche da mochila para ficarem todos num lugar mais adequado, num instante cumpriu, beijinhos e até logo!... Assim, simples e sem stress!
  Começou em grande, teve aulas, educação física, almoço (ele diz que comeu uma "sopa quentinha, o segundo prato e uvas"), aulas e ainda teve danças urbanas... sim, o puto teve energia para isto tudo e ainda dar a volta à escola duas vezes à procura de quem o fosse buscar, assim que viu o carro, empoleirou-se no gradeamento  e disse "estive à procura de uma coisa afiada para abrir este portão"enquanto pegava na corrente e cadeado do portão contrário onde era a saída... Momento MacGyver se tivesse tido oportunidade para isso, desconfio.
  Lá deu com a saída e distribui abraços pela comitiva, o irmão e o tio também o esperavam, a celebração deste dia vai ser feita a pizza e ice tea! Perguntámos como tinha corrido o dia e ele no meio de tudo disse tanta coisa que tivemos de filtrar, ficou-nos a frase do "abandonei os meus amigos assim que vi chegar a minha família", ao menos as aulas já tinham terminado!
  Chegou a casa e ainda andou aos pulos na piscina insuflável e depois de andar de bicicleta, foi ao banho. Confirmei com ele se não tinha lá ficado nada na escola, das coisas que combinámos que tinham de voltar, e estava tudo ali, pronto para ser lavado e reutilizado amanhã.
  Soubemos depois que teve um encontro imediato do 3º grau com uma miúda porque achou que devia passar à frente na fila do almoço "porque estava esfomeado", mas teve um amigo que também é vizinho, mais velho que lhe foi dando as dicas para aquilo funcionar, e esperar pela vez dele. Ao que parece também andou a invadir as várias salas para cumprimentar (penso eu) e os intervalos, segundo ele deviam ser maiores porque o tempo não lhe chega para andar tudo o que quer no baloiço
  São dias assim que me enchem de energia, que o meu coração aumenta de tamanho, que tenho a sensação que estou a fazer um bom trabalho de equipa com a aldeia que me tem ajudado a criar e educar o meu filho. Estou serena... e é uma sensação muito boa!

 

1 comentário:

Deixem o rato de lado e escrevam-me, ok!?