É estranho... está a correr bem, melhor até do que pensava, estou segura e consciente das minhas capacidades e em caso de dúvida jogo pelo seguro, sou prudente... a parte estranha aqui é a visão da coisa!
Isto de estar ao volante dá uma perspectiva MUITO diferente das coisas! Entendo melhor certas coisas que ouvia ou presenciava quando ía no banco do lado direito, ou andava do lado esquerdo do passeio... realmente há por aí muita gente sem noção de civismo, respeito e outras "coisinhas" tão essenciais para a convivência em espaços públicos! Hoje tive a 4ª hora de aula, e estou entusiasmada! Sinto-me orgulhosa, o que pode não parecer muito importante, mas para mim é MUITO, dada a inconstância da auto-estima!
Tenho estado aqui a pensar (sim, acontece ocasionalmente!) numa lista perfeitamente inútil das diferenças que encontrei entre o estar ao volante do carro a conduzi-lo (LADO A) e estar sentadinha no banco à direita, ir de transporte público ou a pé (LADO B)!
Para quem não tenha ou não lhe apeteça fazer nada (que é o meu caso, neste momento) e esteja para ler:
LADO A - Os sentidos estão alerta, o corpo ligeiramente tenso e atenta a tudo e mais alguma coisa no interior e exterior do veículo! Tento controlar os pedais, as mudanças, a trajectória, a velocidade, etc... Preciso de saber, com alguma antecedência, o destino da viagem e o itinerário a seguir, para planear o percurso. Tenho que obedecer a regras de trânsito e circular de acordo com elas. Por enquanto é imprevisível saber o tempo de viagem pois não sou só eu que ocupa a via, que é pública! A paragem e estacionamento também são condicionados! Entendo que opero uma máquina que obedece a mecanismos próprios e que necessita de combustível, manutenção, e obedece a normas de circulação... envolve gastos.
LADO B - Vou calmamente a ouvir o som do rádio, a apreciar a paisagem, ver quem passa, tiro uma pastilha da mala, volto-me para trás para falar com o filhote, tudo com muito tempo... Se for no banco do lado não me preocupo com o percurso, apenas com o destino final, por vezes sugiro e mando os meus palpites... Sei o destino e o percurso de cor e salteado, são muitos anos a andar a pé e a utilizar os transportes públicos, posso fazer uma previsão do tempo que vou demorar. Posso circular e parar condicionada pelo trajecto e locais de paragem dos autocarros, mas se for a pé, geralmente ando e páro onde eu quiser. Se for de autocarro ou (melhor ainda) a pé é mais económico e menos poluente, não embaraço o transito e os outros não me atrapalham... bem à excepção da tal falta de civismo!
Para continuação de bons hábitos, arranjei uns novos que pretendo manter posteriormente: a mala com os telemóveis e as outras tralhas vai para o banco de trás, para nem haver a tentação de atender ou o que for! Óculos de sol graduados! 0% de álcool! Vidro fechado, senão desato a espirrar, o que não convém, mesmo nada! Sapatos e roupa confortáveis! SER TOLERANTE!!! ... e logo se vê, com a prática se adopto mais uns quantos!
Bem, já não me apetece escrever mais, parabéns por terem lido isto e desejar boa sorte aqui à menina, aceito conselhos para boas práticas!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixem o rato de lado e escrevam-me, ok!?